Reforço Escolar Maricá Programa Mentes que Brilham

Academia do Saber – Programa Mentes que Brilham

É um Reforço Escolar ESPECIALIZADO que tem como MISSÃO romper na prática com TODOS pressupostos existentes sobre as condições básicas do ensinar. Rumo à emancipação Intelectual, o aluno do Programa Mentes que Brilham, enquanto protagonista de seu próprio processo educativo, entende que é suficientemente capaz de qualquer produção artística ou intelectual humana sem a necessidade de grandes explicações para além de seu próprio conteúdo, entendendo na prática que TODOS PODEMOS APRENDER e TODOS PODEMOS E DEVEMOS ENSINAR.

Fundadora: Profa. Rose Sindra

• Graduação e Pós Graduação – UFRJ.
  • Pós Graduada em Neuropsicopedagogia.
  • Educação Continuada – Neurociência.
  • Performance Cognitiva.
  • Potencial elétrico do Neurônio.

"Um sonho que nasceu com uma MISSÃO: identificar e ajudar crianças / jovens com seus sonhos, limitações e talentos a eliminar, divertidamente, alguns obstáculos que impedem seu pleno desenvolvimento escolar, elevando sua autoestima, por meio de resultados duradouros e progressivos. Entendendo que TODAS as crianças têm suas necessidades educacionais especiais, trabalhamos cada potencialidade, limitação e peculiaridade na medida de sua demanda."

Educação Infantil Ensino Fundamental I Ensino Fundamental II
PRÉ ESCOLAR I / PRÉ ESCOLAR II 1º ao 5º ano 6º ao 9º ano
  • TEA – Autistas
  • TDAH – T. Déficit Atenção e Hiperatividade
  • SD /AH – Superdotação / Altas Habilidades
    • Alto rendimento
    • Baixo rendimento
  • TOD – Transtorno Opositivo-desafiador
  • Demais Crianças de Turmas regulares

Ambientes e Atividades

Por se afastar completamente do modelo tradicional no que diz respeito às práticas educativas, estamos organizados segundo uma lógica de projeto de pequenos grupos (equipes) não mais do que 3 por horário – que se estruturam a partir das interações entre o Professor Facilitador e seus membros. A própria estrutura organizacional do Programa, desde o espaço acolhedor ao tempo e modo de apreender e ensinar, exige – naturalmente, uma maior autonomia e participação dos alunos no que diz respeito à intencionalidade e à participação efetiva destes, desde o planejamento de seu próprio estudo às suas atividades em conjunto com seu professor facilitador – por meio de recursos como: livros, dicionários, gramáticas, internet, vídeos e aulas com tecnologias como realidade aumentada e etc. Ou seja, múltiplas fontes e formas de conhecimento.

• Reforço Escolar :: especializado ::
  • Leitura/Produção de Texto
  • Xadrez Pedagógico
  • Acompanhamento Neuropsicopedagógico (em breve)
  • Desenho Artístico
  • Aquarela